domingo, 17 de julho de 2011

# Chinchilas

A chinchila é um pequeno animal roedor e mamífero que se assemelha a uma mistura de coelho com esquilo. O pêlo da chinchila é o mais fino dentre os animais e é também bastante denso, o que o torna muito macio ao toque.
A chinchila é vegetariana e possui hábitos noturnos, ou seja, dorme durante o dia e fica acordada à noite. A espécie criada em cativeiro é a chinchila laníngera.
Orignária da região andina na América do Sul, a chinchila foi domesticada por Mathias F. Chapman no início do século e levada aos Estados Unidos. Nesta época, a chinchila laníngera estava quase extinta e sua criação em cativeiro assegurou a sobrevivência da espécie.
No Brasil, apenas recentemente a chinchila foi descoberta como animal de estimação, mas há muitos anos ela é, infelizmente, utilizada para a produção de casacos de peles no mundo todo.
Como animal de estimação, a chinchila é muito diferente de gatos e cachorros, mas também é diferente de hamsters e afins. É um animal divertido que, embora não goste muito de ficar no colo, interage com seus donos através de brincadeiras em que pulam, correm, sobem nos ombros das pessoas e fazem movimentos engraçados. Não são a melhor opção para crianças muito pequenas, porque requerem um manuseio delicado, mas, com a supervisão de um adulto, as crianças também se divertem com as chinchilas. Elas são animais de pequeno porte que não demandam muitos cuidados, são limpas, não precisam ser vacinadas e o custo de manutenção da chinchila é baixo se comparado ao de cachorros, gatos.

Se alguém estiver a pensar adoptar uma (apesar de em portugal não ser permitido) este site irá ajudar na sua adaptação á sua casa e á sua presença.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

# Sun Bear

Sun Bear ou Urso malaio em português, vive na selva tropical, sozinho ou em pequenos grupos.
São onívoros e alimentam-se de frutas, insectos, pequenos mamíferos, répteis e mel.
Tem a cabeça grande, focinho comprido, olhos brilhantes e orelhas pequenas. A pelagem marrom-brilhante é áspera. É o menor dos grandes ursos ainda vivos e é chamado de “sun bear” (urso do sol) por causa de suas manchas visivelmente amarelo-alaranjadas no tórax.
Estes ursos são arborículas e passam a maior parte do tempo trepando nas árvores em busca de alimentos. Tem patas curtas e encurvadas com garras em forma de gancho, o que ajuda a subir em árvores.
Como o habitat do urso-malaio está a tornar-se cada vez mais limitado, às vezes ele procura alimento em terras cultivadas. Ele é caçado por causa de sua vesícula biliar e garras, usadas pela medicina tradicional chinesa. Por esses motivos, o urso-malaio está ameaçado de extinção.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

# Aye-Aye


Nome científico: Daubentonia madagascariensis
Este é sem dúvida o animal mais curioso que pode existir, bem, eu sei que ele não deve muito á beleza mas é um animalzinho simpático.

Pois bem, este é o Aye-Ayes, uma espécie de Lemur natural da ilha de Madagáscar, é um animal solitário e nocturno.

Apesar de ser o maior primata nocturno, o Aye Aye alimenta-se como um Pica-pau, usando o dedo do meio para buscar nozes, larvas, frutos, sementes e fungos nos buracos das árvores.
Durante o dia dorme em um ninho construído no tronco de uma árvore grande aproximadamente 10-15 metros fora o solo. O ninho é uma estrutura complexa de entrelaçar de ramos e folhas e provavelmente exige tempo para ser construido. Um ninho novo é construído em alguns dias. O ai-ai é principalmente arbóreo, onde usa suas garras longas para agarrar os ramos e troncos de árvore, mas também se move no solo.

Estes animais estão associados a algumas lendas.
De acordo com uma dessas lendas, se um homem dormir na floresta, os ai-ais farão uma espécie de amofada de folhas para ele. Se o homem encontrar a almofada embaixo da cabeça quando acordar, é sinal de que se irá tornar muito rico; mas se estiver embaixo dos seus pés, será atingido por um feitiço.
Os ai-ais, infelizmente, são cada vez mais raros. Há talvez apenas algumas dezenas.
A extinção desse animal prova a ignorância do povo, que se deixa levar pelas aparências e extermina o pobre animal, que cá entre nós, não tem culpa da fisionomia assustadora que tem.

Todos os artigos que publico aqui são retirados de várias fontes aqui na web.
Espero que tenham gostado, até á próxima. (:

quarta-feira, 13 de julho de 2011

# Tigre Siberiano

O tigre-siberiano (Panthera tigris altaica) é a subespécie de tigre mais setentrional e uma das 5 subespécies de tigre ainda existentes hoje em dia.
De todos os felinos existentes na natureza, o tigre-siberiano é o maior. Os machos podem chegar a pesar mais de 300 quilogramas. Na natureza o maior tigre-siberiano já encontrado pesava 386 quilogramas, enquanto que o maior em cativeiro pesava 423 quilogramas. Em relação às outras subespécies de tigre, têm um pelagem mais grossa e mais clara, devido ao clima frio do lugar onde vive, onde os Invernos são rigorosos e com neve. Seu habitat consiste de florestas de carvalhos e as suas presas são alces, javalis, renas e cervos.
As grandes ameaças que pairam para com os tigres-siberianos hoje em dia são o comércio de órgãos na medicina chinesa e a destruição de seu habitat. A Sibéria concentra grandes áreas de florestas e isso é um grande atrativo para empresas madeireiras.
Curiosidades:
  • O maior Tigre encontrado até hoje foi um Tigre-da-Sibéria com 2,60 metros de comprimento e 320 quilos de peso.
  • A única maneira de saber se um Tigre é macho ou fêmea é pela companhia ds filhotes, já que é a penas a fêmea que cuida da cria.
  • Os dentes caninos dos Tigres são maiores que os de qualquer outro predador, sendo, por exemplo, no mínimo dez vezes mais compridos que o maior dente de um homem.
  • As listras da cara do Tigre são como a impressão digital de uma pessoa. Não há duas pessoas com a mesma impressão, assim como não há dois Tigres com o mesmo padrão de listras.
  • O Tigre consegue saltar 9 metros de distância em superfícies planas e quase 5 metros de altura.
  • Com todo seu peso e tamanho o Tigre é capaz de se locomover com extrema graça e elegância e sem fazer o menor ruído.
  • Cerca de 200 tigres siberianos vivem em liberdade.

#1


Animais, criaturas de máxima inteligência e amabilidade, desde o mais inofensivo ao mais selvagem.
Seres magníficos que por vezes são ignorados e mal tratados por outro ser que nada mais é se não um animal, tal como todos os outros mas que se distingue pela sua inteligência magnanima, o ser humano.
Atitudes inconscientes tomadas pelos Homens põem em perigo inúmeras espécies, muitas delas já em perigo de extinção mas que em nada pesa na consciência de quem só se interessa pelo seu bem estar.

Porque minimizar o valor da vida de seres como estes, pondo sempre o nosso bem estar em primeiro lugar? Quando popularizamos todos o mesmo espaço, o mesmo céu, as mesmas águas... Será este Mundo tão pequeno assim para que o Homem não respeite todas as outras espécies que aqui existem?
Quando há tanta coisa extraordinária sobre estes amiguinhos por descobrir..
Quando estes nos proporcionam tanto, e teêm um carinho tão grande por nós, incondicionalmente.
Não falo só de animais doméstico, falo em todos, desde domésticos a selvagens... E até aqueles que nem fazemos ideia de que existem.
Crio este blog com a intenção de divulgar algumas causas e dar a conhecer alguns animais de que nem fazemos ideia de que existem e que têm, realmente, muita coisa fascinante por descobrir.
Espero que gostem do que vou expôr ao longo do tempo, e que me vão deixando algumas sugestões,  opiniões e até dúvidas se for o caso.

Até á próxima partilha e não se esqueçam, os animais também sentem! :) ♥