quarta-feira, 13 de julho de 2011

# Tigre Siberiano

O tigre-siberiano (Panthera tigris altaica) é a subespécie de tigre mais setentrional e uma das 5 subespécies de tigre ainda existentes hoje em dia.
De todos os felinos existentes na natureza, o tigre-siberiano é o maior. Os machos podem chegar a pesar mais de 300 quilogramas. Na natureza o maior tigre-siberiano já encontrado pesava 386 quilogramas, enquanto que o maior em cativeiro pesava 423 quilogramas. Em relação às outras subespécies de tigre, têm um pelagem mais grossa e mais clara, devido ao clima frio do lugar onde vive, onde os Invernos são rigorosos e com neve. Seu habitat consiste de florestas de carvalhos e as suas presas são alces, javalis, renas e cervos.
As grandes ameaças que pairam para com os tigres-siberianos hoje em dia são o comércio de órgãos na medicina chinesa e a destruição de seu habitat. A Sibéria concentra grandes áreas de florestas e isso é um grande atrativo para empresas madeireiras.
Curiosidades:
  • O maior Tigre encontrado até hoje foi um Tigre-da-Sibéria com 2,60 metros de comprimento e 320 quilos de peso.
  • A única maneira de saber se um Tigre é macho ou fêmea é pela companhia ds filhotes, já que é a penas a fêmea que cuida da cria.
  • Os dentes caninos dos Tigres são maiores que os de qualquer outro predador, sendo, por exemplo, no mínimo dez vezes mais compridos que o maior dente de um homem.
  • As listras da cara do Tigre são como a impressão digital de uma pessoa. Não há duas pessoas com a mesma impressão, assim como não há dois Tigres com o mesmo padrão de listras.
  • O Tigre consegue saltar 9 metros de distância em superfícies planas e quase 5 metros de altura.
  • Com todo seu peso e tamanho o Tigre é capaz de se locomover com extrema graça e elegância e sem fazer o menor ruído.
  • Cerca de 200 tigres siberianos vivem em liberdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário